quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Alô, Congado!

Hoje foi um dia de muitas ligações. Como ontem descobri que meu bisavô, Seu Geninho, era mestre de Congado em Divinópolis, hoje passei o dia tentando saber qual a Irmandade ou Reizado. Mas sem muito sucesso...
Pra quem não sabe, O congado que também é conhecido como congo ou congada, é uma manifestação cultural e religiosa de influência africana celebrada em algumas regiões do Brasil, principalmente no estado de Minas Gerais (onde nasci). Você pode ler mais clicando aqui.

Percebi então que a saga será maior do que imaginei. Por isso decidi criar o blog, pra organizar minha saga e facilitar, de alguma forma, a saga de quem se interessa em desenterrar sua história.

Então... As únicas informações que tenho até agora são:


  • Meu bisavô se chamava Eugênio Rosa
  • Pelas minhas contas (Meu pai nasceu em 1953), ele pode ter nascido por volta de 1910
Foto: Arquivo Ronaldo Carmo
Numa primeira busca, achei info da existência da Congregação dos Congadeiros de Divinópolis, a CONGADIV. E isso é tudo. Não tem página no Facebook, nem site. Nada dessas facilidades adoráveis.

Então.... liguei na Secretaria de Cultura da cidade. 3x. Porque só o Senhor Geraldo Tomé tem o telefone da CONGADIV e conhece o presidente, Sr. Ronaldo Carmo. Mas o Geraldo estava na rua e só tem o telefone anotado na agenda, que ficou na Prefeitura. Pediu pra eu ligar amanhã.

#Oremos!

E a saga continua...

Um comentário:

  1. Irmandade do alto são Vicente tinha um Capitão chamado Geninho era um terno de Catupé capitães ze Geninho e seu gibi hj e o atual terno de marinheiro do Sr Osvaldo que dançava com eles

    ResponderExcluir