Já parou para pensar quantas pessoas no mundo carregam o mesmo sobrenome que o seu? E de onde ele veio? Qual é o país no mundo em que ele é mais popular?
Utilizando do dados coletados em diferentes países, o site Forebearshttp://forebears.io/surnames indica onde estão os maiores agrupamentos de pessoas com os mesmos sobrenomes.
Basta apenas digitar o seu sobrenome no campo "Enter a Surename", ser direcionado para uma nova página e ver o número de pessoas que partilham do mesmo resultado.
O meu sobrenome é ROSA. Em 2014 Ele era o 57 º sobrenome mais comum no país e é mais incidente no Brasil, depois nos EUA e Portugal. É o 681º sobrenome mais comum do mundo, englobando cerda de 774,549 pessoas.
Print do site |
Em 1880 a prevalência do nome era exclusivamente nos EUA.
Segundo o site, no Brasil alguns dos sobrenomes mais populares são Silva, com mais de cinco milhões de indivíduos, e Souza com quase quatro milhões de pessoas. (Li sobre isso aqui)
MAIS INFO
O site da Forebears indica serviços complementares no site Ancestry. Nele você pode procurar seu sobrenome por registros variados mundo afora. Faça um cadastro - gratuito - e pronto.
Eu achei muitos registros de ROSA no arquivo "All Slave Registers of former British Colonial Dependencies, 1813-1834". A maioria dos arquivos era relativo a ROSE. Havis apenas um ROSA e dois DELAROSA dos arquivos era do senhor de escravos. Como sabemos, o escravo levava o sobrenome de seu dono, pra indicar a propriedade.
Como dá pra ver, Zabette Laramier nasceu aproximadamente em 1759, em 1813. Foi capturado na então colônia inglesa Trinidad, em 1813 e foi escravo de Juan Diego Dela Rosa por 9 anos, quando passou a ser propriedade de Maxime Delarosa.
A história registra 22 mudanças de domínio em Tobago até que o Reino Unido apoderou-se definitivamente das ilhas. Em 1797, Trinidad foi anexada à coroa inglesa e o mesmo ocorreu com Tobago em 1814. Data desta época o início da unidade política Tinidad-Tobago, formalizada em 1888. A independência do território foi reconhecida em 1962 porém, ainda como nação integrante do Reino Unido. Somente em 1976 foi proclamada a República.Aqui os Registros:
Se quiser ver o resultado total das buscas, clique aqui.
TESTE DE DNA
Isso significa que minhas raízes são de Trinidad? Não sei. Mas saberei em breve. O site é parceiro do Family Tree DNA. Fundado em 2000, a empresa é lider mundial em testes cromossômico, autossomal e mitocondrial para ancestralidade de DNA, traçando genética genealógica.
Eu comprei o teste Family Finder. É um teste autossomal, o melhor indicado para genealogia, história e ancestralidade, abrangendo até 5 gerações. A empresa cruza dados com informações já existentes no maior banco de dados do mundo sobre o assunto. Eles são parceiros para testes do National Geographic’s Genographic Project.
Custa U$$ 89. Estou esperando meu kit de teste chegar. Ansiosamente.
O teste é feito assim:
Nenhum comentário:
Postar um comentário